quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rede sem fio.(Wi-Fi)

Uma dica para quem esta colocando rede sem fio em casa e tem ADSL (banda larga).
Se você tem um PC (desktop, computador) e um notebook ou 2 PCs , um modem ADSL e 1 roteador sem fio.
Deixe o modem configurado como esta, se for router beleza, se for bridge também.
Coloque o cabo de rede (RJ45), o do modem que esta ligado ao PC, na saída WAN do router wifi, e outro cabo na porta LAN do router wifi e a outra ponta na placa de rede onde estava o modem ADSL.
Agora você precisa configurar o router wifi, coloque o usuário e senha que você usa para autenticar normal , e o tipo de conexão coloque IP dinâmico.Pronto, não precisa de mais nada para conectar.
Claro que você vai configurar firewall,mudar senha de acesso e login no router wifi, criptografar ,etc, etc, mas dai é outra história, leia o manual do modem e do router ou encontre tutoriais na rede para fazer isso.
A dica é: Todos os manuais dos router wifi, dizem para colocar o tipo de conexão PPOE, e no meu caso não conectava de primeira, segunda, terceira ...só depois de reiniciar várias vezes , e após desconectar, era a mesma novela sempre, todo santo dia.
E apesar do meu pouco conhecimento em redes wifi foi na base do teste ,mudando as configurações, que consegui fazer tudo funcionar normal e estabilizar , agora conecto todo dia normal,e os telefones em fio ,também funcionam ,não sei se era esse o meu caso, mas o telefone sem fio é 2.4 mhz, ou seja a mesma frequência da rede sem fio.
Ou a rede funcionava e o telefone ficava mudo ou chiando, ou caia a rede , etc, etc, um tormento diário.Enfim tudo funcionando normal depois dessa mudança.
Meu router wifi é um Tp-link WR541G e o modem D-link 500B.
Você não precisa ligar o PC , para ter acesso a rede sem fio, caso vá utilizar um note wifi ou um PC com placa wifi, claro que se for usar o PC que está ligado ao cabo de rede ( o RJ45), só ligando, hehehe.
Mais tarde falarei sobre segurança na rede sem fio.
Att : Luka.San
*nota:esse router da tp-link vem com firmware v4, no site americano da marca, existe a versão V6, se você sabe e quer atualizar, vai fundo.NUNCA esqueça, jamais atualize firmware de dispositivos sem fio, conectado a rede sem fio, ok, sempre via cabo ou qualquer queda no sinal é igual a queda de energia nos hardwares com fios, cabos e etc, se der rolo, já era seu hardware.