sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

MP3, MP4, 5, 6, 7, 8∞

Um post esclarecedor.
Todo mundo conhece e sabe o que é MP3, correto?
E quem não sabe , vai ficar sabendo.
MP3 é um formato , tipo de arquivo, comprimido de áudio (musicas, sons, toques etc), é abreviatura de MPEG Layer 3, Moving Picture Expert Group ( layer= camada ), com essa tecnologia é possível diminuir em até 90% o tamanho do arquivo*( *arquivo normal WAV ), sem perda aparente ( melhor audível) na qualidade do áudio, música.
MP3
player, é o aparelhinho que toca musicas no formato mp3 (dãããã).Depois você vai entender o motivo do post.Vai começar a bagunça.
MP4, (mpeg4) a mesma ladainha do texto acima sobre mp3, só que aplicada ao vídeo, ao invés de som imagem,e som claro.
A bagunça, aqui no Brasil, qualquer aparelhinho que tem telinha e passa filminho, chamam de mp4, mas na realidade a grande maioria esmagadora NÃO toca vídeos no formato MP4, para rodar filminhos ,vídeo clips nele o usuário precisa decodificar ,blá,blá blá, quem tem um sabe e quem pensa em comprar um , fique atento aos formatos que o cacareco toca.
MP5, além de música (mp3) passa vídeo ( quase nem sempre MP4 ) e tem câmara fotográfica e ou filmadora, a maioria no formato .jpg, jpeg, mas dai é outra história, o post é para definir os MPs'X'.
MP6, tudo que o mp5 faz, mais um celular GSM
MP7, tudo que o MP6 faz , e receptor de TV analógica.
MP8, agora a coisa fica feia, mas é mais ou menos assim, cada fabricante acrescenta uma função , tipo , tudo que o mp7 faz mais um chip no celular (2 chips, dual SIM ) outro fabricante acresce a função TV digital , outro o celular tem tela sensível ao toque , touch screen , bluetooth, wifi, se acrescentar ao MP8 , duas ( 2 ) funções , vira um MP9, se acrescentar três (3), vira um MP10, e por ai vai..
Curiosidade: segundo alguns entendidos em cacarecos made in Asia factory e Paraguay Manufactured and Distibutor e piratarias Ltda, é aqui nesse mercado que os aparelhos, tocadores de musicas e passadores de vídeos , fotos e afins , ganham esse nome genérico de MPs'X'.
Espero ter ajudado alguma alma atormentada e perdida nesse mundo dos cacarecos eletrônicos , por que eu só fui entender mais e mais, tentando comprar um celular com 2 chips ( dual SIM ), porque o único nacional que tem essa opção é caro e não funciona em todas as operadoras ou em todas menos uma , que é justamente a minha, e espero que logo tenha um MPX²²²²²²³³³³³, que suporte 3 ou 4 chips, um para cada área e operadora , chega de gastar com celulares e carregar sempre 2 ou mais.
Att Luka.San