quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tem sangue no seu iPhone, no seu iPad.


Enquanto Steve Jobs desfila sua figura cadavérica e patética por entre os bobos da corte, um chinês se suicida na linha de montagem do iPhone, e do iPad.
Só esse ano foram 10 suicídios e três tentativas frustradas, nas instalações da Foxconn ao sul da China continental.
Os motivos dos suicídios e tentativas, seriam a forte pressão sofrida pelos funcionários para atingirem cotas de produção e aumentarem o numero de horas extras com um salário de R$ 315,00 mensais.
Quando a notícia se espalhou e as ações da empresa com sede em Taiwan começaram a despencar e Steve Jobs desfilava entre os pobres mortais na Worldwide Developers Conference com a condição de que nada lhe fosse perguntado e a Foxconn anunciava um aumento de salário em torno de 70% à seus funcionários, dai pensei, bom menos mal, os chineses terão um salário quase igual ao mínimo brasileiro, R$ 9,00 a mais dai conclui, grande m****.
Mas continuei lendo a matéria sobre o assunto, sim eles terão mais um segundo aumento, mais 30%, e só terão o primeiro de 70%, se passarem por um teste de avaliação de desempenho que dura 3 meses.
Foram contratados psiquiatras e instaladas rede de segurança em todo o prédio da fábrica.
Em tempo e demonstrando a preocupação dos investidores com o trabalhador chinês, as ações não despencaram por causa da onda de suicídios, mas por causa do anúncio do aumento de salários.
Tem sangue no seu iPhone, no seu iPad e no pão que alimenta os acionistas da Foxconn.

Att: Luka.San